Jogos de Cartas

O mundo das cartas nas suas mãos

Bisca

bisca

A Bisca (ou menos conhecido como bíscola) é um jogo de cartas que utiliza-se do baralho espanhol (de 40 cartas), cujo principal objetivo é acumular mais pontos que o adversário, baseando-se nas cartas que são pescadas e descartadas. O número de participantes pode variar de 2 até 4 jogadores, sendo que deve-se jogar em duplas quando tiver 4 jogadores.

Regras

Após embaralhar e cortar, é retirada uma carta do baralho, cujo naipe determinará o “trunfo” (ou bisca). Trunfo é o naipe que vai predominar sobre os outros naipes, quando as cartas dascartadas forem recolhidas.

Durante o jogo, a carta “trunfo” fica embaixo do baralho, mas de maneira visível. Essa carta pode ser trocada pelo “7″, do mesmo naipe, se for de maior valor (em algumas regiões, diz-se que o “7″ pode ser trocado pelo “2″ de mesmo naipe).

O jogador que cortou o baralho começa descartando uma carta, das 3 que recebe no início do jogo. Em seguida o adversário descarta uma de suas cartas, que vai determinar se ele pega ou entrega as cartas da mesa, baseando-se nos seguintes critérios:

Após serem recolhidas as cartas (cada jogador tem 2 cartas na mão, nesse momento), os jogadores pegam uma nova carta no baralho (primeiro o jogador que levou as cartas da mesa) e isso se repete até que se terminem as cartas do baralho.

O valor de cada carta é definido assim:

Nota: Em algumas regiões, os “3″ tem valor 10 ao invés dos “5″, sem explicação aparente.

Ao final do jogo, contam-se os pontos somando-se as cartas obtidas. Como a pontuação máxima é 120 pontos, um jogador que acumular 60 ou mais pontos antes do jogo terminar já é o vencedor.

A bisca pode ser jogada em duplas, onde cada jogador fica de frente para o seu par. No jogo de duplas, é comum que cada jogador mostre suas cartas ao parceiro na ultima rodada.