Jogos de Cartas

O mundo das cartas nas suas mãos

Buraco ou Biriba

O Buraco (Biriba) surgiu no Brasil e utiliza 2 baralhos completos (104 cartas) e os coringas. O número de jogadores pode variar entre 2 a 6 jogadores, sendo possível formar grupos (ex: com 6 jogadores pode-se formar 3 duplas ou 2 trios de jogadores).

Valor das Cartas

Objetivo

Fazer o maior número de pontos possível, individualmente ou em duplas, até atingir a pontuação máxima. A pontuação máxima é definida antes do início do jogo. Normalmente joga-se com a pontuação de 2000.

Regras

Antes do início da partida, deve-se decidir por voto ou sorte, quais serão as duplas ou trios (se houver jogadores suficientes para tal), e quem será o carteador.

Após definição, o carteador deverá embaralhar as cartas e permitir ao jogador à sua direita fazer o corte do baralho.

Após corte, o carteador deverá distribuir, uma a uma, as cartas, em sentido horário, até totalizar 11 cartas para cada jogador. Enquanto o carteador distribui as cartas, o jogador à sua esquerda deverá separar 22 cartas, sendo dois montes de 11 cartas cada, com as faces voltadas para baixo. Esses dois montes são chamados de morto.

As cartas que sobraram ao término da distribuição deverão ficar ao centro da mesa, com a face voltada para baixo. Essas cartas recebem o nome de monte de compras.

Iniciando a partida, o primeiro jogador, e somente o primeiro jogador, poderá, em sua primeira rodada, comprar uma carta e, caso ela não seja útil para seu jogo, descartá-la e comprar uma segunda carta. As cartas descartadas devem ficar ao lado do monte de compras e recebem o nome de lixo.

Após a primeira jogada do primeiro jogador, as rodadas seguem um padrão:

Canastras

Há dois tipos de canastras, as chamadas simples (ou sujas) e as reais.

Os jogos que contiverem mais de 7 cartas do mesmo naipe e em seqüência e não tiverem um coringa no meio, são chamadas de canastras reais. Se houver algum coringa, serão chamadas de canastras simples ou canastras sujas. Exemplos:

Canastra Real

Canastra Simples ou Suja

Uma canastra simples, como no exemplo, pode se tornar uma canastra real, se for abaixado por algum jogador proprietário do jogo as cartas 6, 10 e valete do mesmo naipe, e se o 2 for do mesmo naipe da seqüência. Se isso for feito, o jogo ficará: 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, valete (note que o 2 foi deslocado para o início do jogo, deixando de ter o valor de coringa).

Exceção: um jogo com dois ou mais coringas, mesmo que tenha mais de 7 cartas, deixa de ser uma canastra.

Tripas ou Lavadeiras

São jogos formados por cartas iguais, mas de naipes diferentes (ex: 6 de paus, 6 de copas, 6 de ouros). As tripas podem chegar a se tornar uma canastra real (caso não haja coringas) ou canastras sujas (caso haja coringas). Para cada tripa que se torne canastra, é adicionado um bônus de 1000 pontos.

O parceiro do jogador que já abaixou algum jogo poderá abaixar mais jogos para complementar os já existentes do seu parceiro.

Assim que algum jogador não tiver mais cartas na mão, pegará um morto*.

Quando os dois jogadores da mesma dupla não tiverem mais cartas na mão e não existir mais morto, o jogo se encerra e inicia-se a contagem dos pontos.

Morto

Cada dupla tem direito a apenas um morto. Caso o jogador que pegou o morto não tenha ainda descartado uma carta, pode prosseguir abaixando mais jogos ou simplesmente descartar uma carta.

Pontuação

A contagem de pontos prossegue da seguinte maneira:

É importante observar que:

O ganhador

O ganhador é a dupla ou jogador que completar 2000 pontos ou mais primeiro.

Regras Adicionais

Caso acabem as cartas do monte de compras, um morto deve ser utilizado para compor o monte de compras.

Se houver apenas uma carta no lixo, um jogador com apenas uma carta na mão não poderá pegar a carta do lixo.

Caso não haja mais cartas no monte de compras e não haja mais morto para reposição, o jogador que comprou a última carta do monte de compras deverá descartar uma carta e o próximo jogador pode pegar as cartas do lixo para fazer mais jogos. Após esse passo, o jogo se encerra.

Caso uma dupla tenha pego um morto e algum jogador da dupla adversária não tiver mais cartas na mão, este poderá esperar uma rodada antes de pegar o morto para verificar se a dupla adversária irá bater o jogo ou não, assim evitando subtrair os pontos das cartas somadas e perdendo apenas 100 pontos por não ter pego o morto.