Jogos de Cartas

O mundo das cartas nas suas mãos

Cacheta

Cacheta é um jogo de cartas para ser jogado com 2 ou mais jogadores. Para jogar é necessário 2 baralhos, sendo que as cartas não apresetam valores.

Objetivo

Bater o jogo (formar 3 trincas ou 2 trincas e 1 quadra).

Regras

Inicia-se distribuindo as cartas aos jogadores, em sentido horário, totalizando 9 cartas para cada jogador.

Depois de distribuídas as cartas, inicia-se pelo jogador da esquerda de quem distribuiu as cartas.

O primeiro jogador pega uma carta do monte de cartas não distribuídas.

Depois de "comprada" a carta, o jogador decide se descarta ela ou se descarta alguma outra carta. A carta descartada deve ser colocada em cima do monte de cartas descartadas.

O próximo jogador deve decidir entre "comprar" uma carta do monte de cartas não distribuídas ou se pega a carta que está no topo do monte de descartes. Depois de decidir, faz o que decidiu e descarta uma carta.

O jogo segue até que algum jogador consiga formar 3 trincas (cartas de mesmo número e naipes diferentes ou cartas em seqüência e do mesmo naipe) ou 2 trincas e 1 quadra (cartas em seqüência e do mesmo naipe ou cartas iguais mas de naipes diferentes).

Assim que algum jogador descartar uma carta, qualquer jogador que precisar da carta descartada para "bater" o jogo, deve dizer que "bateu o jogo", pegar a carta e mostrar a mão, com o jogo já "batido".

Regras Opcionais

Na formação da quadra, pode-se valer 4 cartas iguais, sendo 2 naipes diferentes e 2 naipes iguais.

Ao final da distribuição das cartas, caso não se jogue com coringas, pode-se virar uma carta, tornando a carta seguinte como coringa do jogo (ex: se for virado um 5 de copas, o 6 de copas torna-se o coringa, podendo assumir qualquer valor de qualquer naipe).

O ganhador

Na cacheta ganha o jogador que "bater" o jogo.