Jogos de Cartas

O mundo das cartas nas suas mãos

Dane-se

Dane-se é um jogo de cartas que surgiu na Inglaterra e, posteriormente, ficou conhecido nos Estados Unidos. O jogo precisa de 4 jogadores e usa um baralho completo sem os coringas, sendo que as cartas não têm valor.

Regras

Antes de iniciar o jogo, deve-se decidir quem será o carteador, utilizando-se qualquer meio justo.

O carteador embaralhará as cartas e oferecerá ao jogador à sua direita para o corte.

Após o corte, o carteador deverá distribuir as cartas com as faces viradas para baixo aos jogadores, respeitando o número da rodada: 1ª rodada, apenas 1 carta para cada jogador; 2ª rodada, 2 cartas para cada jogador; 3ª rodada, 3 cartas para cada jogador e assim por diante, até a 13ª rodada.

Após a distribuição, o carteador deverá pegar a primeira carta do monte de cartas que sobraram e abri-la ao centro da mesa, para que todos vejam. O naipe da carta aberta é chamado de naipe de trunfo. Na 13ª rodada não há um naipe de trunfo.

Distribuídas as cartas, os jogadores, começando pelo jogador diretamente à esquerda do carteador, deverá declarar o número de rodadas que pretende ganhar*. Depois das delcarações, o jogador à esquerda do carteador inicia o jogo descartando uma de suas cartas. Todos os demais jogadores, em ordem e no sentido horário, deverão descartar uma carta do mesmo naipe da carta iniciada e, caso não a tenham, deverão descartar uma carta de um naipe qualquer ou cortar a jogada com uma carta do naipe trunfo. A ordem crescente das cartas é iniciada no 2 e finalizada no Ás.

Assim que todos os jogadores tiverem descartado suas cartas, se não houver nenhum trunfo, ganha o jogador que descartou a carta com o maior valor, desde que seja do mesmo naipe da carta iniciada. Caso haja algum trunfo, ganha o jogador que cortou o jogo com o maior trunfo. O jogo segue até que os jogadores joguem todas as cartas da mão, finalizando uma rodada.

Ao final de cada rodada, são verificadas quantas vezes cada jogador ganhou e se esse número confere com a declaração do jogador e os pontos são contados. O carteador passa a ser o jogador à esquerda do carteador da rodada anterior.

Ao chegar à 13ª rodada, os jogadores podem optar por continuar o jogo decrescendo o número de cartas por rodada.

Pontuação

Se um jogador ganhar o número de vezes que declarou que ganharia, este recebe 10 pontos e mais 1 ponto adicional pelas vezes ganhas. (ex: o jogador declarou que ganharia 5 vezes e ganhou 5 vezes na mesma rodada; este jogador receberá 10 pontos por ganhar o número de vezes declaradas e um adicional de 5 pontos por ter ganho 5 vezes)

Um jogador que declarou que não ganharia nenhuma vez e de fato não ganha, recebe 10 pontos (essa pontuação pode ser combinada entre os jogadores para ser uma pontuação menor, caso necessário).

O ganhador

Ganha o jogador que fizer mais pontos ao final das 13 rodadas.

Declarações

O número de vezes que um jogador declara ganhar não pode exceder o número da rodada. A soma das declarações dos jogadores pode ou não exceder o número da rodada.

Ex: Na primeira rodada, os jogadores podem declarar uma ou nenhuma vez. Na segunda rodada, os jogadores podem declarar ganhar um, duas ou nenhuma vez e assim por diante.