Jogos de Cartas

O mundo das cartas nas suas mãos

Napoleão

Napoleão é um jogo que, acredita-se, surgiu na Inglaterra. Para jogá-lo é necessário entre 2 e 6 jogadores e um baralho sem os coringas (as cartas não têm valores).

Regras

Antes de iniciar o jogo, decide-se quem será o carteador por sorteio: quem tirar a carta mais alta é o carteador, que poderá escolher onde quer sentar. Define-se também um número de rodadas desejada.

A partir de agora, a cada rodada, o carteador passa a ser o jogador à esquerda do carteador da rodada anterior.

O carteador deverá embaralhar as cartas e distribuir, uma a uma, 5 cartas para cada jogador, em sentido horário, iniciando pelo jogador à sua esquerda.

Depois de distribuídas as cartas, começando pelo jogador à esquerda do carteador, cada jogador deverá dizer o número de vezes que pretende ganhar ou dizer “passo”, se achar que não conseguirá ganhar nenhuma vez. Se um jogador disser um certo número de rodadas, o jogador seguinte deverá dizer “passo” ou um número maior do que o jogador anterior, sendo que o limite é 5. O jogador que disser o maior número será o declarante e terá o direito de escolher o naipe de trunfo. Se nenhum jogador declarar o número de vezes que pretende ganhar, o declarante passa a ser o carteador e o número de vezes que ele deverá ganhar é 1. Neste jogo, todos os jogadores jogam contra o declarante, tentando evitar que este vença o número de vezes que declarou.

Após ser definido o declarante, este inicia o jogo descartando uma carta de sua mão. Os próximos jogadores, ordenadamente e em sentido horário, deverão descartar uma carta do mesmo naipe e, se não tiverem, devem descartar uma carta de outro naipe. Ganha o jogador que jogou a maior carta do naipe inicial ou o trunfo mais alto. A ordem crescente das cartas começa no 2 e vai até o Ás.

Depois de serem descartadas as 5 cartas, verifica-se a quantidade de vitórias de cada jogador. Se a quantidade de vezes que o declarante ganhou verificar com a quantidade que declarou que ganharia, ele recebe um ponto para cada vez ganha.

O ganhador

Ganha o jogador que, ao final do número de rodadas definidas no começo do jogo, tiver ganho mais pontos.