Jogos de Cartas

O mundo das cartas nas suas mãos

Paciência

Um jogo solitário e tranqüilo que, como o nome diz, só precisa de Paciência pra se chegar ao final; ficou muito popular desde que passou a acompanhar o sistema operacional Windows, assim como Paciência Spider.

Jogue online!

Jogue Paciência e outros jogos do mesmo estilo no Haja Paciência. É grátis!

Jogar Paciência

Pré-requisitos

É preciso 1 baralho com 52 cartas, espaço pra distribuir as cartas numa mesa e tempo sobrando.

Regras

Embaralhe e inicie o jogo criando sete pilhas: a primeira com uma carta, a segunda com duas e assim sucessivamente. Vire a primeira carta de cada uma dessas pilhas e posicione o restante do baralho (estoque) no canto superior esquerdo.

Ao lado do estoque ficará o descarte, onde serão posicionadas as cartas que são viradas do estoque. Pode-se virar 1 (nível fácil) ou 3 (nível muito difícil) cartas do estoque, sendo que só é possível usar a carta do topo do descarte. Quando acabarem as cartas do estoque, deve-se posicionar as cartas do descarte no estoque.

Na parte superior do jogo, ficam localizadas as 4 fundações (uma pra cada naipe), lugar onde deverão ser posicionadas as cartas em ordem crescente e no mesmo naipe. Se for necessário, pode-se usar as cartas do das fundações.

As cartas das pilhas devem ser organizadas da seguinte forma: ordem decrescente (Rei ao Ás) e com cores alternadas. Um conjunto de cartas, independentemente do tamanho, só pode ser movimentado se estiver organizado dessa forma.

Quando a primeira carta de alguma pilha estiver livre, sem nada em cima, e estiver virada para baixo, deve-se desvirá-la. Pilhas vazias só podem ser ocupadas por um rei ou por um conjunto de cartas, devidamente ordenadas, que tenha o Rei como a sua maior carta.

O objetivo do jogo é mover todas as cartas para as fundações. Todas elas terão o Ás como carta inicial e o Rei como última carta.