Jogos de Cartas

O mundo das cartas nas suas mãos

Presidente

Presidente é um jogo fácil de se aprender e divertido de se jogar. É necessário usar 2 baralhos completos (com ou sem coringa) e é aconselhado jogar com 4 ou mais jogadores. O objetivo do jogo é acabar com as cartas da mão.

Regras

De forma justa, define-se a ordem dos jogadores, sendo o primeiro chamado de Presidente, o segundo, Vice-presidente, o penúltimo, Vice-cu e o último, Cu. Todos os demais são neutros. Os jogadores devem sentar em sentido horário.

Depois de definida a ordem dos jogadores, o Cu deve embaralhar as cartas e distribuir entre os demais jogadores, começando pelo Presidente.

Depois de distribuídas as cartas, o Cu deve dar suas 2 melhores cartas ao Presidente e o Presidente deve dar 2 cartas quaisquer ao Cu. O Vice-cu deve dar sua melhor carta ao Vice-presidente e o Vice-presidente deve dar qualquer carta ao Vice-cu.

Depois de passadas as cartas, o Presidente começa descartando alguma carta ou conjunto de cartas.

Se o presidente jogar uma carta única: os demais jogadores devem jogar alguma carta de maior valor (ordem crescente: 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, J, Q, K, A, coringa). As jogadas continuam até ninguém ter cartas com valor maior do que a carta que estiver na mesa.

Se o presidente jogar um conjunto de cartas: (ex: duas damas, três valetes) os jogadores seguintes, em sentido horário, devem jogar conjuntos com a mesma quantidade de cartas, porém com valor maior (ex: há 3 damas na mesa, então o próximo jogador deve jogar 3 reis ou 3 ases ou 3 coringas).

As jogadas continuam até ninguém ter conjuntos maiores do que o conjunto que estiver na mesa.

Ao final da rodada, o jogador que tiver jogado a última cartada será o primeiro jogador da próxima rodada.

Os jogadores que acabarem com as cartas da mão vão saindo do jogo, até que haja apenas um jogador com cartas na mão.

O ganhador

O jogador que acabar com as cartas da mão primeiro será o Presidente da próxima jogada. O segundo jogador a acabar com as cartas da mão será o Vice-presidente. O penúltimo jogador a acabar com as cartas da mão será o Vice-cu. O último jogador a acabar com as cartas da mão, ou não acabar com as cartas, será o Cu.

As cartas devem ser embaralhadas e redistribuídas, os jogadores devem se deslocar de forma a ficarem novamente em ordem crescente em sentido horário, e as cartas devem ser distribuídas novamente.