Jogos de Cartas

O mundo das cartas nas suas mãos

Tapão

Tapão é um jogo para ser jogado por 3 ou mais participantes, sendo que é aconselhado a jogar com no máximo 6 jogadores. Geralmente, usa-se 2 baralhos sem os coringas, mas dependendo da quantidade jogadores, pode-se utilizar mais baralhos.

Origem

Desconhecida, mas pela agressividade do jogo, deve ser de alguma tribo bárbara que já possuía conhecimento das cartas para jogo ao invés de utilizá-las apenas para rituais pagãos.

Regras

Uma pessoa é designada como carteadora. Ela devera embaralhar todas as cartas e distribuí-las uma a uma entre todos os jogadores, em sentido horário, começando pelo jogador diretamente á sua esquerda.

Depois de distribuídas as cartas, cada jogador faz um monte com suas cartas, todas com a face voltada para baixo.

Iniciando pelo jogador diretamente á esquerda do carteador, este deve puxar a carta do topo de seu monte e colocá-la no centro da mesa com uma mão, falando claramente “Ás”. O jogador seguinte faz o mesmo, porém dizendo “Dois” e assim por diante, cada jogador, até chegar ao “Reis”, então a cantada das cartas recomeça no “Ás”. Quando, por coincidência, a carta jogada coincidir com a carta cantada, deve-se colocar a outra mão (a que não foi utilizada para jogar a carta na mesa) sobre o monte de cartas no centro da mesa. O último jogador a colocar a mão pega todas as cartas da mesa e as coloca junto de seu monte, na parte inferior e a contagem recomeça com o jogador que pegou as cartas.

O jogo prossegue até que reste apenas um jogador com cartas.

Quando as cartas de um jogador acabarem, ele ainda estará na jogada, mas os outros jogadores deverão pulá-lo, já que ele não tem cartas para jogar, e a contagem continua normalmente. Se, na mesma rodada em que um jogador acabou com as cartas, este for o último a por a mão sobre as cartas, ele receberá todas as cartas do monte. O jogador apenas estará fora do jogo quando suas cartas acabarem e ele conseguir não ser o último a por a mão sobre as cartas.

O ganhador

O ganhador do jogo é o jogador que conseguir acabar primeiro com as cartas do seu monte.